Abro desta forma uma nova rubrica que pretende fazer uma retrospectiva (obviamente TENDENCIOSA) da nossa infância nos anos 80!
As coisas que víamos estão pejadas de referências descaradas à cultura pop das décadas de 70 e 80, no caso dos ThunderCats (e principalmente do He-Man), o Star Wars é bastante e ridiculamente evidente.
Era através dos desenhos animados e da BD que nos era permitida a entrada nessa cultura, pelo facto dos filmes "não serem para a nossa idade"(!) Para muitos de nós foram os desenhos animados que primeiro nos mostraram certos universos ("lá em cima... há planícies sem fim, sinfonia feita de setim") e ambiências que só mais tarde viemos a confirmar e a redescobrir (eu, por exemplo, vi a Guerra das Estrelas com 9 anos e fiquei a noite inteira sem dormir, aquilo foi demais para mim e estava excitadíssimo). Portanto, da mesma forma que as gerações anteriores buscavam inspiração nos livros do Emílio Salgari e "coboiadas", a nossa buscava na TV. Se estas memórias de infância se resumem a TV? Lembro-me antes das inúmeras e imensas brincadeiras em que encenávamos mil e uma aventuras, como todas as crianças fazem (ou faziam?).
3 comentários:
Não me recordo do nome, mas havia um ou uma dos Thundercats que me entusiasmava mais. Era o(a) que corria mais rápido!
Era a Chita.
A Chita era a Kylie Minogue dos anos 80 vestida num maiot(é assim que se escreve senhores fanceses?)sexy e que corria "bués". Já agora pedia à amiga "comentadora número 1" a considerar, a par da fatiota de pónei que, repito, muito nos agradou, a pensar também na ideia de "uma chita ultra-veloz"... hmmm, que maravilhas poderia ela fazer? Deixo a sugestão.
Enviar um comentário