29 de janeiro de 2008

Blade Runner





O atleta sul-africano Oscar Pistorius, igualmente conhecido por Blade Runner, foi proibido de participar nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. A Associação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) alega que as próteses flexíveis de carbono utilizadas por este atleta, podem significar uma vantagem relativamente aos velocistas sem deficiência.

Segundo um comunicado da IAAF, Pistorius foi capaz de correr com as suas lâminas protéticas à mesma velocidade que os velocistas sem deficiências com menos 25 por cento de energia gasta. (...) A energia devolvida da lâmina protética é cerca de três vezes superior à da articulação de um joelho humano em velocidade máxima”.

Tanto medo dos cyborgs!



4 comentários:

Anónimo disse...

não sei se é medo dos cyborgs!... pelo o contrário, um facto é que este atleta tem um "upgrade" para correr e o facto de não ter pernas faz com que o coração dele, bombei o sangue para uma area menor do corpo, logo se esforce menos... o que na minha humilde opinião opinião pareça ser uma grande vantagem!!!!!!

aa disse...

"Os cyborgues vão herdar o mundo", é apenas uma questão de tempo... no dia em que eu puder/precisar de melhorar o meu corpo para durar mais anos (pacemaker), para ter mais performance física (esteróides, próteses..), para ter mais performance sexual(!) (viagra!), para... voar?, ir até ao espaço?! Atravessar galáxias à velocidade próxima da luz!, sem qualquer tipo de veículo, apenas o meu corpo a sair disparado pelo espaço sideral?? CLARO QUE O FAREI! - QUERO SER UM CYBORGUE!

Anónimo disse...

Não me parece que seja medo. Trata-se de bom senso. Imagine-se que se inventa uma cadeira de rodas capaz de deslocar-se a 70km/h e o tipo decide participar na maratona em pé de igualdade com os atletas que efectivamente correm... É um exemplo exagerado, mas que, por isso mesmo, ajuda a compreender melhor as reticências colocadas em relação à participação deste atleta nos J.O. sem ser na qualidade de paralímpico.
Quanto aos "cyborgues virem a herdar o mundo", A.A., já é uma realidade bem mais próxima do que possamos imaginar. Neste momento, existem pessoas que têm ouvidos, olhos e corações inteiramente mecânicos.

aa disse...

"Admirável mundo novo", cara Leonor; e admirável é que a Rádio, hoje, só tenha dado notícias de "Tigres que fugiram do Circo".